Quando criança sonhava em criar meu próprio jogo, essa
vontade começou quando um dia meu irmão chegou em casa dizendo que aprendeu uma
brincadeira nova na escola, o RPG de papel. Ele pegou uma folha sulfite, e
desenhou um mapa, onde os inimigos eram umas bolinhas no mapa, e você era outra
bolinha. Conforme ele ia interpretando a cena, ele ia rabiscando o mapa e
redesenhando tudo. Quando aparecia um inimigo, eu tinha que segurar a caneta
apenas com meu dedo indicador, colocar a caneta encima da minha bolinha, e
riscar com a caneta tentando acertar a bolinha inimiga.
Por mais simples que seja, era uma sensação muito divertida,
ele criou um mundo em um papel, fez uma loja onde podia comprar munição, armas,
roupas e tudo aquilo ficava em nossa imaginação.
Depois disso comecei a escrever diversas histórias, mapas,
passava a maioria do meu tempo desenvolvendo aventuras que nem cheguei a jogar.
Quando começou a febre de jogos onlines, tais como: MU
online, Ragnarok, Gunbound etc... fiz minha primeira linha de código em um
servidor pirata. Como tinha um computador sem muito poder de processamento, o
único jogo que conseguia jogar era Tibia, no qual eu jogo até hoje.
Achei um fórum em que já existiam servidores prontos, você
só precisava editar o mapa, criar monstros, desenvolver seu próprio mundo! E
era tudo o que precisava. Eu amava criar aquilo, meus amigos reclamavam que eu
perdia muito tempo com detalhes insignificantes, mas era meu mundo, e queria do
jeito que imaginava. Cheguei a ter um servidor com centenas de pessoas jogando,
e era muito satisfatório saber que estavam gostando do mundo que fiz.
Infelizmente aquela felicidade durou pouco, pois meu PC e Internet não serviam
para aguentar um Servidor, e acabei fechando.
Quando cresci continuei com a vontade de desenvolver meu próprio jogo,
queria ter feito faculdade de desenvolvimentos de games, mas a distancia e a
falta de dinheiro foram uma barreira para mim. Decidi então fazer Ciência da
Computação, o mais próximo do desenvolvimento de games que achei.
Enganei-me ao pensar que aprenderia a desenvolver games na
faculdade, o máximo que aprendi foi fazer um jogo da velha e uma torrei de
Hanói. Decidi então tomar a iniciativa de pegar um papel, e desenvolver meu
próprio jogo assim como fazia na minha infância. Fiz um projeto para tentar uma
bolsa de iniciação científica, e adivinhem?, consegui!
Esse é o primeiro de muitos posts com o objetivo de mostrar
as dificuldades que passei e estou passando com o desenvolvimento desse jogo.
Também darei dicas de desenvolvimento de jogos, e as barreiras que vocês irão
enfrentar. Aguardem =).
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